A NOAA, agência americana que estuda o oceano e a atmosfera, publicou nesta terça-feira (19) os dados de temperatura global de junho de 2016. Os números mostram que o friozinho que algumas regiões do Brasil enfrentaram no mês passado foi exceção: a maior parte do mundo registrou temperaturas acima da média. Segundo a NOAA, o mês passado foi o mais quente para um mês de junho e o décimo mais quente da história Não há dúvidas de que o mundo está mais quente por causa do aquecimento global. Gases de efeito estufa, como o CO2 que emitimos em fábricas, carros e queimadas, alteram o equilíbrio climático do planeta, elevando as temperaturas. Só que em 2015 e 2016 o aquecimento global se somou a um dos mais intensos fenômenos El Niño já registrados. Com isso, as temperaturas dispararam em todo o planeta.
O exemplo mais claro disso é uma tabela com o ranking dos meses mais quentes publicada pela NOA A lista, com 15 meses, tem apenas meses de 2015 e 2016. O ano passado e o atual suplantaram todos os outros nos 137 anos em que a NOAA faz o monitoramento.
(CALIXTO, Bruno. Os dez meses mais quentes ocorreram entre 2015 e 2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blogdo-planeta/noticia/2016/07/os-dez-meses-mais-quentes-ja-registrados-ocorreram-em-2015-e-2016.html)
No que concerne aos elementos de coesão presentes no texto, assinale a alternativa correta: