Questão
2011
COPS UEL
Câmara Municipal de Cambé (PR)
2024
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-texto-seguir-Na16631325b66
Leia o texto a seguir.

Não se sabe quantos muçulmanos vivem nos Estados Unidos, porém não chegam a 3% da população. Mas a atenção dada a eles é desproporcional e muitos passaram a ser vistos com desconfiança desde os ataques de 11 de setembro de 2001. Muitos foram presos e perseguidos sem provas. Alguns passaram muitos anos encarcerados. Talat Hamdani, professora e mãe de um paramédico muçulmano que morreu ajudando feridos no World Trade Center e chegou a ser acusado de ser também um terrorista, afirma: “O dano sobre a xenofobia foi feito”. Muitos americanos muçulmanos não são praticantes. Mas, depois do 11/09, houve um aumento no número de jovens nas mesquitas. Segundo Moustafá Bayoumi, do Brookyn College, “a razão principal é uma questão de identidade, porque há uma necessidade de nos definirmos e não deixar que sejamos definidos por outros”.

(“Número de americanos muçulmanos aumentou nas mesquistas após o 11/09”, Disponível em: <http://g1.globo.com/globonews/noticia/2011/08/numero-de-americanos-muculmanos-aumentou-nas-mesquitas-apos-o-119.html>. Acesso em: 10 dez. 2011.)

De acordo com a abordagem do texto, é correto afirmar:
A
As preocupações das instituições governamentais estadunidenses dirigidas à população muçulmana estão relacionadas à crescente participação demográfica deste grupo residente no país.
B
As mudanças institucionais ocorridas nos EUA, e sua política de segurança, após os atentados de 11/09/2001, contribuíram para importantes avanços na observação dos direitos humanos, conforme deliberações das organizações internacionais.
C
Os atentados de 11/09/2001, nos EUA, influenciaram mudanças sociais, culturais e políticas, dando nova visibilidade para temáticas como identidade e multiculturalismo, em especial quando relacionadas aos muçulmanos.
D
As identidades sociais são construídas em jogos simbólicos de autorrepresentação e não por intermédio do olhar do outro, por isso torna-se inequívoca a existência de uma essência no modo de ser muçulmano.
E
As experiências dos EUA no contexto dos atentados de 11/09/2001 evidenciam a indissociabilidade entre questões religiosas e questões políticas, cuja expressão já se manifestou em diferentes contextos na história da humanidade.