Questão
2007
Com. Exam. (TJDFT)
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios
Juiz de Direito
Leia-texto-responda-a36399425599
Discursiva
Leia o texto e responda à pergunta:

Pedro e Paulo, companheiros de longas datas, acostumados a cometer crimes contra o patrimônio, souberam, por informações de Maria, namorada de um amigo deles, João, que, uma senhora, para quem a amiga de Maria, Marli, trabalhava, mantinha em sua casa jóias que revendia.

Interessados nas jóias, e como não sabiam onde ficava a casa, disseram a Maria que, se obtivesse o endereço com Marli, dariam a ela, Maria, parte do que conseguissem com a venda das jóias. E se Marli, no dia que eles marcassem, quando saísse do trabalho, deixasse a porta da casa sem trancar, receberia R$ 300,00. Marli, conversando com Maria, sem saber de sua intenção, informou o endereço onde trabalhava. Ao receber a oferta para que deixasse a porta aberta, indignada, não a aceitou.

Maria, Pedro e Paulo, cientes do endereço, resolveram que pegariam as jóias. No dia combinado, após passar na casa de Maria, onde se encontrava João, o qual, na oportunidade, soube, pelas conversas que presenciou entre os três, o que eles planejavam, tomaram um táxi, e, por volta das 23:30 horas, saíram para a empreitada. Chegando à residência, tocaram a campainha. Como ninguém atendeu, saltaram o muro e foram à porta dos fundos. Antes de usar o pé-de-cabra, que levaram para arrombá-la, ao girar o trinco, para surpresa deles, a porta abriu sem dificuldade, pois, Marli (as investigações elucidaram), por descuido, no dia, ao sair do trabalho, esqueceu de trancá-la. Eles, então, entraram e apanharam as jóias, bem como um revólver.

Um dia depois, Paulo encontrou com João, que, sabendo o que aconteceu, a pedido de Maria, encarregou-se de guardá-las em sua casa até que Paulo encontrasse um comprador para elas. Na ocasião, Maria temendo o que pudesse lhe acontecer, disse a Paulo que nada mais queria, nada tendo recebido. Quanto ao revólver, foi localizado na casa da mãe Paulo, que informou onde a arma havia sido guardada pelo filho, quando a polícia bateu na sua porta com um mandado de busca e apreensão.

Tendo por base a orientação que informa a co-delinqüência, com análise da teoria adotada pelo Código Penal a respeito, tipifique as condutas de João, Maria, Marli e da mãe de Paulo.