A Emenda Constitucional n. 103 estabeleceu um novo regramento para a pensão por morte de segurado vinculado ao Regime Geral de Previdência ou de servidor público federal. A respeito do tema, assinale a alternativa incorreta:
Questão
2022
2º Simulado TRF 4ª Região
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Emenda-Constitucional358cdbb1bd
A
a pensão por morte será equivalente a uma cota familiar de 50% (cinquenta por cento) do valor da aposentadoria recebida pelo segurado ou servidor ou daquela a que teria direito se fosse aposentado por incapacidade permanente na data do óbito, acrescida de cotas de 10 (dez) pontos percentuais por dependente, até o máximo de 100% (cem por cento).
B
As cotas cessadas reverterão em favor dos demais dependentes, preservado o valor de 100% (cem por cento) da pensão por morte quando o número de dependentes remanescente for igual ou superior a 5 (cinco).
C
Na hipótese de o segurado do regime geral ter deixado dependente inválido ou com deficiência intelectual, mental ou grave, o valor da pensão por morte será equivalente a 100% (cem por cento) da aposentadoria recebida ou daquela a que teria direito se fosse aposentado por incapacidade permanente na data do óbito.
D
Para fins de recebimento da pensão por morte, equiparam-se a filho apenas o enteado e o menor tutelado, desde que comprovada a dependência econômica, excluído o menor sob guarda.
E
Para o dependente inválido ou com deficiência intelectual, mental ou grave, sua condição pode ser reconhecida previamente ao óbito do segurado, por meio de avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, observada revisão periódica na forma da legislação.