Questão
2024
2º Simulado ENAMA
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Arthur-Kaufmann-refere59177bd05f
Arthur Kaufmann refere que o objeto da filosofia jurídica é: “desenvolver uma teoria da justiça racional como medida de valoração para o direito positivo e, com isto, também, uma doutrina sobre a validez do Direito”.

Em uma audiência o juiz trava uma discussão com o advogado sobre o conceito de justiça. O promotor (alegre por promover justiça), entra na conversa.
A
O juiz está certo em dizer que estoicistas adotavam uma lógica hedonista moderada para definir justiça. Até hoje, devemos ver o justo como o equilíbrio de forças.
B
O advogado bem observa que os pré-socráticos viam a justiça como regras sociais seculares, o que justifica a contemporânea separação entre Estado de Religião.
C
O advogado alega que se o réu é culpado ou inocente é uma questão de ótica. Ele corretamente usa Sócrates para defender seu ponto de vista, pois, em suas palavras, para o filósofo grego, a justiça, tal como a verdade, é relativa, dependendo do debate em praça pública – ou em audiência.
D
O promotor está certo em observar que é incrível como as ideias de Aristóteles sobre a divisão entre justiça em particular e universal ainda são aplicáveis na atualidade.
E
Quando o promotor alega que existe uma noção perfeita de justiça, o juiz rebate: “As coisas são tão boas como elas podem ser no mundo real”. Ele bem idêntica Platão como defensor dessa linha de pensamento.