Questão
2012
Com. Exam. (TRT 23)
Tribunal Regional do Trabalho do Mato Grosso (23ª Região)
Juiz do Trabalho
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Analise-proposicoes32524f8d711
Analise as proposições abaixo e indique a alternativa correta:

I - O caráter sinalagmático do contrato de emprego formado entre empregado e empregador significa dizer que, através desse vínculo, surgem obrigações contrapostas ou contrárias entre os contratantes, de modo que, sob aspecto formal, há equilíbrio entre as prestações onerosas de cada parte, não obstante seja a subordinação um dos elementos fático-jurídicos componentes da relação empregatícia.

II - O chamado contrato de estágio ocupa situação peculiar dentro do ordenamento jurídico pátrio já que, não obstante possa reunir os pressupostos de existência da relação empregatícia. se for oneroso, contudo, não é considerado legalmente enquanto modalidade de contrato de emprego em virtude dos objetivos educacionais do pacto.

III - O trabalho eventual é compreendido no cenário jurídico pátrio através de quatro teorias principais, a saber, a teoria do evento, da descontinuidade, dos fins do empreendimento (ou fins da empresa) e da fixação jurídica ao tomador de serviços. Longe de se excluírem, na verdade, preconiza-se em doutrina e jurisprudência a necessidade de utilização, concomitante, de várias, ou mesmo, de todas essas teorias para a caracterização do trabalho eventual.

IV - O trabalho voluntário é aquele prestado para causas benevolentes cuja caracterização se dá, de plano, pela prestação de serviços, a titulo oneroso ou gratuito, a um tomador de serviços que exerça sua atividade com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos. recreativos ou de assistência social.

V - Segundo a doutrina trabalhista pátria, a chamada "teoria trabalhista de nulidades" enseja o reconhecimento da produção de efeitos jurídicos válidos em contratos de emprego que contenham nulidade em seu bojo, isso, em beneficio do trabalhador, cuja força de trabalho já empreendida é irrecuperável. Fato é que, contudo, na' hipótese do chamado "contrato de trabalho proibido" ou "contrato de emprego proibido", não se aplica essa teoria, visto que se trata de hipótese de nulidade contratual absoluta pelo vício do objeto, que é, no caso, proibida por Lei, com o que não se produzirá desse contrato qualquer efeito jurídico válido.
A
Apenas as proposições I, II, III e IV estão corretas e as demais estão incorretas.
B
Apenas as proposições I e II estão corretas e as demais estão incorretas.
C
Apenas as proposições II, III e IV estão corretas e as demais estão incorretas.
D
Apenas as proposições I, II e III estão corretas e as demais estão incorretas.
E
Apenas as proposições II e III estão corretas e as demais estão incorretas.